Quem é Alvéole? – Alvéole Pães Artesanais

Quem é Alvéole?

Alvéole é um termo do francês que quer dizer alvéolo. E alvéolo são os locais onde ocorrem as trocas de ar em nossos pulmões e onde eles ficam armazenados por alguns instantes durante essa troca entre o ambiente interno e o externo ao nosso corpo. Assim também funciona para os pães. Os alvéolos de um pão são cavidades que armazenam os gases do pão, que são gerados durante o processo de fermentação pelas bactérias.

Mas por quê alguém daria o nome de uma padaria de 'alvéolo'? Na realidade, um dos fatores que demonstram a qualidade de um pão são seus alvéolos. Eles dizem muito sobre o modo de preparo, sobre a distribuição dos ingredientes e, principalmente, sobre a fermentação.

No nosso caso, optamos por deixar a natureza agir em nosso favor e fermentar nossos pães de forma natural e lenta. Sem pressa. Para isso acontecer, temos que dar as condições ideais de tempo, temperatura e 'comida' suficientes para que as bactérias possam agir em seu estado ótimo.

Ok. Já entendi. Mas por quê vocês querem 'afrancesar' tudo? Bom. O que nos motivou a usar esse nome em francês foi simplesmente o fato de que os franceses tem uma das maiores tradições, se não a maior, em panificação de fermentação natural do mundo. Além disso, possuem todas as técnicas da gastronomia moderna aliadas ao processo de produção de pães, o que dá o título a alguns de seus pães como patrimônio cultural. Alguns exemplos são a Baguette e o Croissant.

E como surgiu a Alvéole? Da ideia de dois apaixonados por pães de fermentação natural e da nossa insatisfação com os pães que existiam disponíveis nas padarias e 'mercados especializados'. Logo que começamos a estudar como autodidatas, já tínhamos percebido que comer seus próprios pães era muito mais gostoso (em todos os sentidos que a palavra possa ser usada) do que comprar um simples 'pão francês' na padaria. E, com o tempo, os amigos e familiares começaram pedir pães e a curtir esse momento de degustação e apreciação sem pressa e com um bom acompanhamento.

Fizemos alguns dos cursos em lugares diversos pelo Brasil e, em um deles, nos conhecemos e fomos fermentando a ideia de abrir um negócio inovador e ao mesmo tempo tradicional. Bem no jeito carioca de ser: cheio de cultura, aberto e informal. Mas sem perder as tradições centenárias da escola francesa de panificação. Pra você entender um pouco do que estamos falando, não usamos somente os métodos e técnicas dos franceses. Usamos matérias primas importadas e de origem controlada e utensílios usados pelos melhores padeiros e padeiras do mundo, oriundas dos melhores fabricantes franceses.

Juntando as experiências e os conhecimentos que cada um tinha, começamos a desenvolver a Alvéole como ela é hoje: um clube de pães e padaria artesanal online, que também tem uma lojinha física somente com autosserviço.

Enfim, vamos apreciar um bom pão juntos, pois o pão nos proporciona momentos assim: alegres, de compartilhamento de comida, ideias e bom humor. Aliás, isso é um fator importantíssimo na cultura da Alvéole. Levar a vida a sério sem pressa e sem estresse. Isso torna a vida mais leve e plena.

Isso é o que pregamos e acreditamos!